Pular para o conteúdo

Abaixoassinado “Salvem o Cine Excelsior – O Maior Símbolo do Cinema de Juiz de Fora”

Criamos o abaixoassinado na versão online para que qualquer interessado pelo nosso Movimento possa participar e votar:

«Salvem o Cine Excelsior – O Maior Símbolo do Cinema de Juiz de Fora»

Concordamos com este abaixoassinado e achamos que todos também concordarão.

Participe e Assine o abaixo-assinado aqui: http://www.peticaopublica.com.br/?pi=P2011N17355 e divulga-o por teus contatos.

Vamos divulgar ao maior número de pessoas possíveis! Obrigado!

Nós, produtores culturais, cineastas, brasileiros, cidadãos de Juiz de Fora (MG), abaixo-assinados, PROTESTAMOS contra O FATO do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural (COMPPAC), ter votado pelo indeferimento do TOMBAMENTO do imóvel do CINEMA EXCELSIOR como PATRIMÔNIO CULTURAL do município, já que o PEDIDO encontrava-se em processo próprio sobre o assunto, cuja abertura foi proposta pelo Vereador Flávio Cheker.

Tal ato, ocasionou o consequente desmonte do cinema pelo atual proprietário (Sr. Ricardo Arbex), que promove, a cada dia que passa, a destruição da sala…
causando nossa indignação pela tamanha insensibilidade do poder público que, a que tudo indica, não teve a devida atenção ao passado e ao valor simbólico do lugar ao audiovisual local.

Os cidadãos abaixo-assinados vêm através deste documento, solicitar a REVISÃO do pedido de tombamento do CINEMA EXCELSIOR (localizado na Av. Barão do Rio Branco, 1909 – Centro), em função de sua importância para a história, a cultura e a memória da cidade – sobretudo a audiovisual.

Alia-se a estes argumentos o fato do Excelsior ser o maior cinema do interior de Minas e um dos últimos “cinemas de rua” de Juiz de Fora (ao lado do Cine Palace). Vale destacar que trata-se de um exemplar raro de uma tradição do cinema e da vida cultural, que se encontra em extinção por todo o país sendo um registro vivo de um momento histórico do cinema. Além disso, trata-se um espaço de localização privilegiada para destinação cultural, sendo este um anseio de um número significativo de pessoas interessados no desenvolvimento do cinema, da arte e da cultura em Juiz de Fora.

Por uma Política Cultural dotada de verdade e justiça, pedimos a imediata paralisação (embargo) das obras de desmonte do imóvel do CINE EXCELSIOR e a abertura ao diálogo com a sociedade sobre o resgate e preservação do espaço, voltada integralmente aos verdadeiros interesses dos cidadãos juizforanos.

Amparados sobretudo pela importância histórica do imóvel, somadas às diretrizes estratégicas estabelecidas pelo AUDIOVISUAL LOCAL, na última CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA e no PLANO MUNICIPAL DE CULTURA, SOLICITAMOS a UTILIDADE PÚBLICA do IMÓVEL e o imediato estudo de RESGATE DO IMÓVEL para o poder público, via financiamento por mecanismos vigentes do MINC/SAV/ANCINE/BNDES e do Governo do Estado de MG.

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *