Pular para o conteúdo

Curta sobre Murilo Mendes no Festival Primeiro Plano

Matéria publicada na página da Prefeitura de Juiz de Fora, em 09 de novembro de 2005.

Contemplado pela Lei Municipal Murilo Mendes de Incentivo à cultura, em 2001, o curta “Poliedro – O Resgate”, de Alessandro Driê, será lançado dentro da grade de programação do Festival Primeiro Plano 2005, no próximo sábado, dia 12 de novembro, às 15h, no Espaço Unibanco Palace, (Rua Halfeld, esquina com a Batista de OLiveira).

Em homenagem ao centenário de Murilo Mendes, a obra faz uma releitura da história da infância do escritor, quando o mesmo sonhava em ir para a China a cavalo. “É uma história infantil, contendo prosa em forma de poesia e vice-versa”, revela Driê. O objetivo, de acordo com o contemplado, é divulgar a obra de Murilo Mendes, além de incentivar a leitura e o gosto pela literatura local. Pensando nisto, cada escola da rede municipal de ensino de Juiz de Fora receberá uma cópia do filme gratuitamente.

Segundo o autor, a demora para execução do projeto se deve ao fato de que a verba conseguida na Lei, 70% da requisição, não foi suficiente para cobrir os gastos de produção do filme de 23 minutos e do livro homônimo de 16 páginas. “Conseguimos concluir somente o filme com o incentivo. A produção do livro ainda está pendente de patrocínio”, explica.

Além do incentivo da Prefeitura de Juiz de Fora, por meio da Funalfa – Lei Murilo Mendes, o curta contou com o apoio da Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF, do Centro de Estudos Murilo Mendes e das pesquisadoras Marisa Timponi e Leila Barbosa.

Em 2005, a Lei Murilo Mendes está distribuindo, por decisão do prefeito Alberto Bejani, um milhão de reais, permitindo a realização de 78 projetos, incluindo produtos audiovisuais.

Ficha Técnica

Direção e Edição – Alessandro Driê
Produção e Argumento – Alessandro Driê, João
Carlos F. Marques, Luis Carlos Torres “Kaizim”,
Rubens Ragone “Rubim”
Roteiro – Alessandro Driê, João Carlos F. Marques
Músicas – Leo Bruno e remixes de Mozart e Bach
Vozes – Samir Hauaji
Animação – Alessandro Driê, João Carlos F.
Marques, Carlos Ventura
Tratamento de Imagem e Cores –
Alessandro Driê, Luis Carlos Torres “Kaizim”
Efeitos Especiais e Cenários Naturais – Rubens
Ragone “Rubim”
Técnico de Som – Nilo Barreto Jr. (Caraíva Music)

Fonte: PJF

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *