Pular para o conteúdo

Moradores de Juiz de Fora Questionam o Fechamento de Espaços Culturais e Artísticos

Matéria publicada no portal Megaminas em 21 de junho de 2013.

Por MGTV TV Integração

Interessados na disseminação da arte continuam lutando para que esses locais não virem apenas lembranças no imaginário da população

Representantes da cultura de Juiz de Fora questionam o fechamento de casas e espaços culturais e artísticos da cidade.

Na última semana foi inaugurado um estacionamento no lugar onde já funcionou o antigo Cine Excelsior, dando fim a uma briga entre proprietários e manifestantes que durou anos. Segundo a associação, o espaço, que já foi considerado um dos mais modernos do país e está desativado desde 1994, fazia parte da identidade cultural de Juiz de Fora e não poderia assumir qualquer outra finalidade senão a artística.

Mesmo após a abertura do estacionamento no local onde funcionava o cinema, defensores da volta do Cine Excelsior tentam reverter a situação e fazer com que o espaço volte a ser um centro cultural.

O objetivo dos associados é buscar forças para ainda encontrar formas de preservar esse patrimônio e mantê-lo vivo ao transformá-lo em um espaço de uso cultural para toda a população. O grupo entrou com três ações na justiça.

Paralelo a isso, no final do mês, o Centro Cultural Mezcla para de funcionar após 12 anos, também por exigência do proprietário do espaço. A proposta do local, que funcionou na Rua Benjamin Constant, era ter espaço para projetos de arte experimental. Durante estes 12 anos o local sobreviveu com auxílio de importantes reconhecimentos da cultura brasileira e ganhou vários prêmios estaduais e nacionais.

Interessados na disseminação da arte e cultura continuam lutando para que esses locais não virem apenas lembranças no imaginário da população de Juiz de Fora.

Fonte: Megaminas.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *