Pular para o conteúdo

Movimento Entrega do Novo Pedido de Tombamento para Salvar Cine Excelsior

Nesta última sexta-feira, dia 02 de março de 2012, o Movimento Salvem o Cine Excelsior (representado pelos cineastas Alessandro Driê e Franco Groia) entrega do novo pedido de Tombamento Imaterial e Declaração de Bem de Interesse Cultural do Cine Excelsior.

Os cineastas desenvolveram um extenso dossiê, que contém fotos, depoimentos, reportagens e um minucioso levantamento histórico-artístico do cinema, que é um marco da cidade de Juiz de Fora. A causa pela preservação do espaço é antiga e só agora acena para um “final feliz”, pois inclusive tem apoio de diversas lideranças da sociedade (incluindo o Presidente da Câmara Municipal e diversos vereadores).

Inaugurado em fevereiro de 1958, o Cine Excelsior está fechado há aproximadamente 17 anos e, nos últimos meses, corre sério risco de ser destruído para dar lugar a um estacionamento!

Por entender que o cinema é de interesse cultural para a cidade, um Movimento popular foi criado para salvar o espaço da destruição e descaracterização. No final de 2011, com o início de obras neste sentido, o Movimento denunciou a irregularidades das mesmas ganhou força através das redes sociais – conseguindo recolher inclusive mais de 1.450 assinaturas em apoio à causa via web e ainda mais de 2.000 em abaixo-assinado escrito.

Agora, com o novo pedido pelo Tombamento protocolado, o Conselho Municipal do Patrimônio (COMPPAC) terá que reabrir novo processo de tombamento para avaliar o interesse cultural do imóvel. O Movimento Salvem o Cine Excelsior acredita que desta vez não há como o COMPPAC não conferir o tombamento uma vez que o imóvel está em vias de ser desaparecer.

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *