Matéria publicada na página da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em 08 de maio de 2006.
Com o objetivo de marcar a data de 13 de maio, dia do aniversário de Murilo Mendes, o Museu de Arte Moderna Murilo Mendes da UFJF apresenta uma programação especial. As atividades de comemoração dos 105 anos do poeta começam nesta terça-feira, dia 9, com a oficina Intervenção da Psicanálise e da Expressão Barroca na Cultura Brasileira, oferecida pelo departamento de psicologia.
“Temos vários motivos para comemorar. Este é o primeiro ano que celebramos o aniversário de Murilo Mendes aqui no MAM. Além disso, 2006 também é considerado o ano internacional do museu. Em vista de todas essa datas importantes, nossa responsabilidade de realizar uma semana de comemoração à altura é muito grande”, diz a diretora do MAM, professora Maria Luiza Scher.
Com atividades diferenciadas que visam atingir e agradar um público heterogêneo, o MAM será palco de oficinas, apresentações, conferências e exposições até o dia 18. E no dia 13, aniversário de Murilo Mendes, o museu apresenta a Orquestra de Violões do Conservatório Estadual de Musica Haidêe França e a peça Murilo Vivo com performance do ator Samir Hauaji. “Nosso intuito ao realizar atividades tão diferenciadas foi atrair um público diversificado e, além disso, fazer referência e homenagem ao poeta Murilo Mendes que sempre procurou expressar em sua poesia todas as formas de arte”, ressalta a professora Maria Luiza.
Ainda segundo a diretora do MAM, as crianças também terão seu espaço reservado nas atividades de comemoração. “Será realizada a mostra do filme Poliedro, O Resgate, uma ótima animação que irá encantar todas as crianças que forem assistir a apresentação”.
Todas as atividades serão realizadas no MAM e abertas ao público. “O Museu de Arte Moderna Murilo Mendes tem recebido uma visitação digna de um grande museu. Somente no mês passado, recebemos 1.179 visitantes. Esperamos que essa semana de comemoração sirva não somente para homenagear o grande poeta Murilo Mendes, como também para consagrar o MAM como referência cultural de Juiz de Fora”, acrescenta a professora Maria Luiza.
Confira a programação especial do MAM:
09/10/11 de maio – Intervenção da Psicanálise e da Expressão Barroca na Cultura Brasileira
Oficina
Dep. Psicologia/UFJF
Coordenadora: Denise Maurano Mello
Bolsista Rosemere Rocha
Horário: 09h às 12h
Local: Sala de arte-educação do MAM / UFJF
11/05 – Lançamento do Livro – Rua Halfeld, Ostroviec e debate
Autor: Jacob Pinheiro Goldberg
Horário: 20 h
Local: Auditório do MAM / UFJF
11/05 – Exposição – “Olhares sobre a Espanha”
Apresentação do Grupo Tabaola / Corpus Núcleo de Dança
Bailarinos: Rosanna Ribeiro
Danielle Benício
Horário: depois do debate
Local: Galeria de arte Retratos- Relâmpago – MAM / UFJF
13/05 e 14/05 – Mostra do filme: Poliedro, O Resgate
Sinopse – Na cidade de Juiz de Fora do início do século XX, um menino se depara com a chegada de um galo em sua casa. Após uma revelação vinda dos céus, ele parte em busca de um objeto mágico, o Poliedro, que pode lhe dar condições de combater a ave encrenqueira.
Livremente inspirado em “Poliedro” (Setor Microzoo), de Murilo Mendes
Direção: Alessandro Driê
Horário: 15h e 16h
Local: Auditório do MAM / UFJF
13/05 – Apresentações:
1 – Orquestra de Violões do Conservatório Estadual de Musica Haidêe França
Regente: Maestro Guto Cimino
Coordenação: Rizzia
Horário: 20h
Local: Jardim interno do MAM / UFJF
2 – Murilo Vivo
Roteiro e Direção: Sandra Emilia
Performance do ator Samir Hauaji.
16/05– Ano Internacional dos Museus
Conferência: “Colecionismo Mineiro, Acervos Literários e Espaço Museográfico”, com o Prof. Wander de Melo Miranda, da Universidade Federal de Minas Gerais.
Horário: 20h
Local: Auditório do MAM / UFJF
18/05 – Inauguração da Reserva Técnica dos Laboratórios de Conservação e Restauro do MAM/UFJF com a presença de gestores de museus da UFJF e da cidade de Juiz de Fora.
O Museu de Arte Moderna fica na rua Benjamin Constant, n° 790, Centro.
Outras informações: (32) 3229-9070
Fonte: UFJF