Pular para o conteúdo

Animação em JF

Matéria publicada pelo Jornal Panorama em 26 de outubro de 2007.

DOMINGO É DIA INTERNACIONAL DA ANIMAÇÃO. PARA CELEBRAR, O MAM VAI SEDIAR MOSTRA DE CURTAS BRASILEIROS E ESTRANGEIROS. É DE GRAÇA

No próximo domingo é comemorado o Dia Internacional da Animação (DIA). Este ano, para festejar a data e os 90 anos da animação no Brasil, o Museu de Arte Moderna Murilo Mendes (MAM) vai sediar uma mostra de curtas-metragens brasileiros e estrangeiros. O evento tem o objetivo de criar debates, despertar o interesse em fazer cinema de animação, revelar talentos, além de formar novas platéias e motivar pessoas.

Organizada pela Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA), a mostra
acontece simultaneamente em 50 cidades, abrangendo as cinco regiões brasileiras.

Em Juiz de Fora, o DIA vai reunir as mostras mineira, nacional e internacional, que inclui curtas húngaros e franceses. Ainda fazem parte da programação a exibição de curtas mineiros e bate-papo com alguns realizadores.

PELO MUNDO

O dia 28 de outubro não foi escolhido por acaso. Nessa data, em 1892, Emile Reynaud realizou a primeira projeção do seu teatro óptico no Museu Grevin, em Paris. E aconteceu a primeira exibição pública de imagens animadas do mundo. Na edição 2007 do DIA, são esperadas mais de 30 mil pessoas nas cidades onde a mostra será exibida. A difusão será feita ao mesmo tempo em todas as cidades, com a intenção de expandir e democratizar o trabalho dos animadores. O objetivo é proporcionar aos espectadores o contato com a arte cinematográfica.

No Brasil, o DIA é o maior evento simultâneo do gênero, e conta com a parceria do Fundo Nacional da Cultura Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura.

A mostra, que tem entrada franca, acontece a partir das 19h. O Museu de Arte Moderna Murilo Mendes fica na Rua Benjamin Constant 790, no Centro.

Fonte: Jornal Panorama

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.