Pular para o conteúdo

Cine-MAMM Começa com Mostra do Dia Internacional da Animação

Matéria publicada na página da Universidade Federal de Juiz de Fora, em 26 de outubro de 2007.

Curtas de animação nacionais e internacionais serão exibidos

Domingo, 28 de outubro, é dia de cinema no Museu de Arte Murilo Mendes. A comemoração do Dia Internacional da Animação terá como cenário o MAMM. A mostra será o ponta pé inicial do projeto Cine-MAMM, que consiste na exibição e na discussão de filmes que não estão nos circuitos comerciais.

Na data, salas de projeção e cinemas de vários países exibem curtas de animação. No Brasil, serão 50 cidades, espalhadas por todas as regiões, que farão mostras dos filmes. Em Minas Gerais, as cidades escolhidas foram: Belo Horizonte, Uberlândia, Betim e Juiz de Fora. É a segunda vez que o dia é comemorado na cidade; no ano passado, os curtas foram exibidos no Centro Cultural Bernardo Mascarenhas. O coordenador da mostra desse ano, Alessandro Driê disse que a expectativa é de boa resposta do público que, com certeza, vai se impressionar. “As instalações do MAMM são ótimas para a mostra, muito confortáveis. Além disso, o público poderá conhecer e descobrir técnicas de animação diferentes, com as quais não está acostumado, nem no cinema, nem na TV”, ressaltou Alessandro.

Está programada a exibição de filmes nacionais e internacionais. Curtas paulistas, cariocas, gaúchos, mineiros e cearenses irão dividir o mesmo espaço que os húngaros e franceses. Além disso está programada uma mostra de trabalhos estaduais, uma boa oportunidade de conferir o trabalho de novos cineastas de Minas. É forte a presença de curtas universitários, como os de alunos da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) também marca presença com trabalhos do núcleo de animação do Instituto de Artes e Design e da Faculdade de Comunicação Social, como é o caso da aluna Nicole Leão.

Participando com o vídeo Start Motion, Nicole já se interessa a produzir para o cinema há bastante tempo; é tecnóloga em cinema e vídeo. Ela acredita ser uma excelente oportunidade de mostrar a produção local num evento incomum na cidade. “É muito importante também que as portas tenham sido abertas para diferentes tipos de animações. O meu vídeo, por exemplo, não é uma animação comum, do tipo que utiliza recursos gráficos. Trata-se de uma produção feita totalmente com fotos digitais, no estilo stop-motion, o que não deixa de ser uma animação”, declarou Nicole.

A mostra, realizada pela Associação Brasileira de Cinema de Animação, comemora o dia em que Emile Reynaud exibiu, pela primeira vez, desenhos animados numa tela de projeção. O local escolhido foi o Museu Grevin, em Paris, no ano de 1892. O evento realizado no Museu de Arte Murilo Mendes é um de uma série de novos projetos da Pró-Reitoria de Cultura da UFJF. Além do Cine-MAMM os programas Música-MAMM, Diálogos Abertos e Leituras Temáticas, têm por objetivo promover o encontro das diferentes artes produzidas em Juiz de Fora, levando-as ao público de forma democrática.A entrada é franca.

Museu de Arte Murilo Mendes: Rua Benjamin Constant, 790, Centro.

Outras informações: (32) 3229-7622

Fonte: Diretoria de Comunicação da UFJF

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.