Pular para o conteúdo

Festa da Animação

Matéria publicada no Jornal Panorama, em 27 de outubro de 2006.

O Dia Internacional da Animação será comemorado amanhã com exibições de curtas-metragens e debates simultaneamente em 19 cidades brasileiras e 30 países dos cinco continentes. Juiz de Fora participa da festa e antecipa a comemoração com a realização, hoje, da Mostra Mineira, reunindo produções juizforanas e de Belo Horizonte. Segundo o coordenador da mostra em Juiz de Fora, Alessandro Driê, os mineiros decidiram montar sua mostra exclusiva depois que ficaram de fora da seleção nacional realizada pela ABCA (Associação Brasileira de cinema de Animação). Nenhuma restrição aos mineiros, garante o coordenador, pois o nível de sua produção é alto. A Mostra Mineira apresentará animações produções realizadas nos últimos três anos, premiadas e exibidas em vários festivais do país.

O público poderá conferir 11 produções, dentre elas “Vampirus”, de Augusto Oliveira, “Roque, a Jogada Mortal”, do juizforano Leo Ribeiro, “Tequila”, de Christine Veras e Daniel Werneck, “A Volta do Trem das Onze”, de Acacio Junior, Josy Giarola e Raoni Vidal, um videoclipe da música de Tom Zé.

DIVULGAÇÃO

O Dia Internacional da Animação foi criado pela Associação Internacional do Filme de Animação, com o objetivo de divulgar o cinema de animação, democratizar o trabalho dos animadores e criar novas platéias. Em Minas Gerais, a Mostra Nacional e Internacional acontece apenas em Belo Horizonte, Juiz de Fora e Sabará — nas três cidades também será exibida a Mostra Mineira. A Mostra Internacional apresentará animações de Portugal, França e Canadá. Hoje e amanhã, as exibições começam às 19h30m, na Videoteca do Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (Avenida Getúlio Vargas 200). A entrada é franca.

FILMES DA PROGRAMAÇÃO

Hoje – Mostra Mineira

“Miragens”; “Poliedro – O Resgate”; “Bequadro”; “Decolando”; “Vampirus”; “Enroscada”; “Pescaria”; “Roque, a Jogada Mortal”; “Pequenas Histórias de Lendas e Mitos de Grandes Negócios – A mula sem Cabeça”; “Tequila”; “Tribal”; “Tudo”; “A Volta do Trem das Onze”.

Amanhã – Mostra Nacional

“União Soviética”; “A Árvore-Casca”; “Minhocas”; “Como Surgiu a Noite”; “Fräulein Gertie”; “Primeiro Movimento”; “Yansan”.

– Mostra Internacional

“Histórias Desencantadas”; “A Film About Us”; “Lixo”; “Eu Descobri Portugal”; “Menu”; “Cosmix”; “Dia de Praia”; “Destino Divino”; “Frank – O Coelho-Uu”; “M.C. Escher – Céu e Água”.

Fonte: Jornal Panorama

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.